Saturday, May 19, 2007

o bigos

Bigos é um nome inventado pelo teu pai. O teu pai sempre gostou de inventar palavras novas e construir um dicionario paralelo ao nosso.
Geralmente as crianças são o público-alvo do seu projecto. Na sua inocente aprendizagem aceitam sem questionar que aquela palavra tem um significado. E graças ao teu pai, pelo menos 100 palavras novas passaram a existir. O que bigos quer dizer nós sabemos. Não dá para explicar. Bigos és tu e pronto.

Viajei pela 3ª vez para longe sem ti. E por isso pela 3ª vez rezei não sei quantas avé-marias antes do avião levantar. Pela 3ª vez esqueci-me de rezar no momento da aterragem, talvez porque irracionalmente não me meta medo e já me sinta tão perto do chão que nada me assuste.
Desde que fui mãe o medo mudou de cara. Talvez peça ao teu pai para lhe dar outro nome, parece-me que um sinónimo não será suficiente para descrever a nova cara do medo.
Tu é que importas. Eu importo na medida em que te sou importante.
O que não quer dizer que tenha desistido do resto, de tudo o que não tenha a ver contigo.
Pelo contrário. Agora que tu existes faz ainda mais sentido investir em tudo o resto. Para que tenhas uma mãe mais feliz e mais experiente... Como vês tu é que importas.
Bigos, o nosso mais querido.
Se estás doente a vida segue diferente. Se choras o meu coração fica mais vazio. Se te magoas doi-me por dentro. Mas quando te ris fazes-me completa, plenamente feliz. E quando me abraças sinto o amor profundo que nos envolve. Consigo tocar-lhe.
Um dia vais crescer e vais conseguir entender estas palavras.
E vais misturar as do pai com as outras.
Mas as do pai, essas, vão ter sempre outro sabor.

No comments: